quinta-feira, março 28, 2013

Paixão e Será possivel amar assim ? autoria de Delasnieve Daspet

.

PAIXÃO
Delasnieve Daspet
.
Nunca consegui dimensionar o sofrimento do homem Jesus Cristo. Pessoas de minha geração leram e leem a bíblia. Muitos praticam os ensinamentos. Acho que me faltava a fé. A fé no imponderável. A fé no Onisciente. A fé que do amor faz bastar as dúvidas e tornar a paixão incomensurável. Como é que eu, pés de barro, poderia entender esse amor, essa entrega, esse sacrifício, essa doação...?
Num louco momento, ouso (todo poeta ousa sonhar e imaginar coisas impossíveis e vãs) comparar nossas vidas com a vida de Jesus. Ouso confrontar nossos sofrimentos com os Seus. A nossa morte diária com a Sua. Coloco-me frente a vida, olho-me no espelho de minha consciência, avalio minhas cicatrizes, as cicatrizes que a vida nos deixa...
Por que Ele morreu por mim? Eu seria capaz de morrer por alguém? Como entender esse amor? Como aceitar essa doação? Tantas coisas questionamos nas coisas que vemos no dia a dia...
Lá na rua jaz, em poças de sangue, uma criança de seus quinze anos... Seu corpo franzino, humilde, tatuado, encontra-se abandonado ao léu, carente de uma atenção que não lhe foi dada!
A violência está em todos os nossos momentos e atos, sintomático resultado da desagregação social, do desajuste familiar, da exclusão, pela falta de ocupação...
É Jesus que tem sua paixão diária em todos os lugares do mundo? É Jesus quem morre todo momento na situação endêmica em que vivemos? É Jesus quem morre com o fracasso do ser humano... Com o fracasso do amor?! Ou somos nós a morrermos na solidão do dia a dia e na falta da compaixão por nós? Ou nem sabemos amar?
Só pode entender o amor da Paixão quem saiba amar, quem olhar o semelhante como a si mesmo. Há tanto a aprender! Há tanto a perdoar! Há tanto a amar e a viver o sonho da vida!... -Em Campo Grande-MS, 06/04/2004
.
 Será  possível amar assim ?
 .
Tu que abres mentes e corações
Que mostra os caminhos mais nobres
Nos anseios do amor, dissestes:
“Amem-se uns aos outros...”
 .
Tão difícil, Senhor,  este mandamento!
A questão é amar  os outros como nos  amastes...
Nosso amor é  calculista, a espera de loas,
Retribuições... um amor tão pequeno!
 .
Não é fácil a proposta...
Vivemos numa sociedade de bajuladores,
E a mão que afaga hoje
É a que faz escárnio – amanha!
 .
Amem-se...
Como poderemos amar assim ?
Só  é possível o amarem-se
Pautando nosso viver na paz e na liberdade.
 .
Somente despojados do preconceito profundo
Livres da fantasia do real e do imaginário,
Conhecendo crenças e idéias diferentes...
 .
Então, Mestre, o amor não será
Um  mero sentimento
Mas uma ação concreta.
 .
E o mundo calculista e invejoso
Será de paz e de serenidade.
 .
E no coração de todos reinará o amor aos outros,
Aos que  me amam e aos que não me   amam,
Aos que eu gosto e aos que não suporto,
Amigos e inimigos, ao bem e ao mal...
 .
Um amor que tudo renova...
Será  possível amar assim ?
- Amem-se uns aos outros... como eu vos amei...
 ( João, 13, 14 ) - Delasnieve Daspet – 29.11.09 .
Delasnieve Daspet - é Poeta, Advogada e Ativista das Causas quase Perdidas ( Paz, Meio Ambiente, Social, Dirietos Humanos ) , é  Presidente da Associação Internacional Poetas del Mundo; Universal Peace Ambassador - Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - Suécia/França ; Presidente para o Brasil da Indian Intellectual Peace Academy; Membro da Executiva do FESC/MS; Conselheira Estadual de Cultura/MS; .Membro da Comissão Regional da CNBB de Justiça e Paz/MS.
midi:adagio_albinoni-triste
Publicado - JORNAL O ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL - http://www.oestadoms.com.br/flip/29-03-2013/p02b.pdf
FLS. A2 - O ESTADO - 29.03.13 - OPINIÃO 

4 comentários:

  1. ----- Original Message -----
    From: Nilceia Saldanha Carneiro

    Que mensagem linda!!! Como poderia agradecer algo tão profundo, tão intenso quanto este poema. Fico feliz por receber no dia de hoje algumas palavras tão lindas que são pura poesia, devoção , amor , carinho , fraternidade... Obrigada!!!

    Nilceia Saldanha Carneiro

    ResponderExcluir
  2. From: Adilvo


    Caríssima, bom dia!!!



    Não conhecia este seu texto. Melhor, desconhecia esta sua confissão de Amor. Texto marcante, reflexivo, profundo. Talvez um dos mais profundos que eu tenha recebido de sua parte.

    Neste contexto, que você tenha em si, exterior e interiormente, toda a Luz do Ressuscitado, a fim de que a possa espargir a tantos que, infelizmente, não a têm. Aliás, somos também responsáveis a que ela ilumine tantos caminhos obscuros. As nossas atitudes e ações devem ser um grande veículo de iluminação desses caminhos.

    Deus a abençoe.

    Com carinho, meu abraço e beijo

    Adilvo





    Adilvo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, DD


    Sua fonte de inspiração, além de generosamente rara, é abundante, inesgotável...


    "Segredo de estado?"


    Autorgada por merecimento. claro!


    Seu eterno admirador,


    Roberto Carlos do Carmo






    ResponderExcluir
  4. ----- Original Message -----
    From: Celito Medeiros To: delasnievedaspet@gmail.com Sent: Saturday, March 30, 2013 2:35 PMSubject: DEUS SOL


    Cara amiga DD, (reflexão de Páscoa) – Morreu na sexta feira, ressuscitou no terceiro dia? Epa, isto não deu certo conforme a lenda Deus Sol, pois no outro dia, sábado de aleluia, Jesus não estava no túmulo, claro, nunca esteve naquele túmulo... (não havia helicóptero, foi visto aqui, acolá, até a Turquia, onde viveu até morrer...) Ufa!



    Sobre o que você escreveu, Jesus de Nazaré também disse:

    SÓ A VERDADE LIBERTARÁ – procure e achareis, está ‘dentro’ de cada um – afinal, a nossa memória é eterna, como são todos os espíritos.

    Jesus também negou ser Deus perante Pilatos: Tu o dizes, Deus Pai tem muitas moradas... (somos o sacrário que Ele habita – somos TODOS ASSEMELHADOS)



    Pois bem, foi o Imperador Constantino 323DC quem decidiu manobrar tudo, e criou as CRUZADAS EUCARÍSTICAS, em que seu exército, com o símbolo da Cruz, exterminava TODOS que não se HUMILHASEM e seriam DIZIMADOS! (até hoje pregam a humildade e pagam tal dízimo...)

    Então Constantino coloca o símbolo de Jesus como sendo DEUS SOL, em todas as suas características, lenda de cinco mil anos antes de Jesus, o prenunciador CHRISNA, Sidarta Gautama, o Buda – que seria o mesmo Jesus por suas palavras : EU JÁ VIM e não me conheceram... Sim, disse Constantino, ele é o CHRISTUS!

    Christus em latim significa Chrisna ou em Português CRISTO. E ninguém contestou até hoje, não?

    Mandou queimar todas as Bíblias e publicou versão em que confundia Deus Sol com Jesus de Nazaré, afinal ROMA tinha o poder e queria dominar o mundo.



    SÓ A VERDADE LIBERTARÁ, procure... Achareis!

    http://www.youtube.com/watch?v=Fevgs8ng6aI



    http://www.youtube.com/watch?v=D4LLdzUNQIk



    Se a amiga então quiser entender por que a PAZ é tão difícil ou por que AMOR e HUMILDADE não conseguem isto, se acessar os dois links acima, do mesmo assunto DEUS SOL X JESUS, talvez compreenda um pouco, e claro, compreenderia muito mais se estudasse os ACHADOS do MAR MORTO, que foram os escritos originais da época de Jesus, em que a história É BEM OUTRA do que diz a Bíblia.... E agora José?

    Por isto escrevi a trilogia, primeiro DE OLHO NA TERRA, simples, de leve... Depois MEUS POUCOS DIAS NA TERRA e O QUE ELE DISSE QUE NÃO ESTÃO DIZENDO, estes dois últimos impublicáveis no momento, quem sabe muitos anos depois de eu morrer, seja o momento...



    Não, não foram inúteis meus oito anos em seminário católico, nem minhas idas ao Vaticano etc...

    Procurei, penso que já achei faz tempo... Mas cada um TEM DENTRO DE SI, em sua MEMÓRIA,

    muito mais do que isto, e é possível rever isto, porém, é um calvário!



    - E por falar nisto, ELE já veio novamente e já se foi...

    (Eu virei e não me reconhecerão!). O que ELE deixou desta vez? (Procure e achareis!).



    CELITO MEDEIROS

    ResponderExcluir

Obrigada por nos visitar, por nos ler e por deixar um comentario.
Volte sempre!