sábado, outubro 20, 2012

À Poesia, ao Poeta! CARTA IX - autoria Delasnieve Daspet

COM VOCES UMA CARTA QUE ESCREVI AO POETA E À POESIA
- a minha homenagem -
http://www.oestadoms.com.br/flip/20-10-2012/p22b.pdf
C6 o Estado
Mato Grosso do Sul Sábado, 20 de outubro de 2012
Arte&Lazer

.
À Poesia, ao Poeta!
 Carta IX
   Delasnieve Daspet
.
Toca ao longe o sino... Blem! é um chamado...
Toca o sino da igreja.  Seis horas. É o sinal para que a natureza se troque.
O sol se esconde na mata dando lugar a noite que chega com todos os seus matizes de negro-dourado, resquício de um último raio de sol.
Ao longe, ainda ouço os pássaros... Pardais, pequenos e céleres pardais que correm em busca de um último grão. Bem-te-vis - charmosos envergando sua vistosa roupagem amarela e contando a todos que viu... mas eu tenho certeza de que nada viu, apenas imagina!
O Sabiá... o seu canto de final de dia é maravilhoso...suave, saudoso. E mais longe grita o Urutau - chamando a lua, que por causa das nuvens tarda o seu chegar. O calor ainda é forte... e as cigarras confirmam que este ano será ainda pior...
De minha varanda aguardo a noite... ela vem de mansinho; mergulho em suas brumas; me abraço em suas cortinas e, olhando através das estrelas que brilham tímidas, recordo...
Pego a caneta e o papel e começo a carta. Carta que não finda.
Antes - perfumo o papel com uma gota de anais anais - na esperança que a brisa me leve a ti a todos os ventos e aragens que circulam pela vida...
Em tempos de e-mails- as cartas perderam a razão de ser...mas como eu gosto, escrevo-as!
Quantas coisas tenho a dizer... podia ligar, podia sim! Mas não seria a mesma coisa - pois tem coisas que só se diz numa carta.
Tem tanta coisa que queria contar - as perdas, inúmeras...
Ganhos, também, foram muitos...!
Tenho conhecido pessoas - tantas - algumas verdadeiras poeiras de beira-rio... outras tão profundas que nem Cícero as descreveria em seus memoráveis discursos, outros ainda, - tão complexos seres...
Mas não perdi a mania e as idealizo, por conta disso, tenho me quebrado além do devido.
Quero falar com alguém, perguntar o que acha, mas ao lado - quando olho - não estás!
Por isso o papel e a caneta me fazem tanta falta pois com eles conto o que quero, dobro e mando...
Na carta os meus sentimentos, as minhas emoções fluem desavergonhadas, sem quaisquer censuras...
E ainda que não tenha todo o tempo do mundo sempre espero cartas...
Espero-as como espero, no findar do dia, os versos do anoitecer...
Falando em versos, amanhã é o dia do poesia.
Poeta é um ser ambíguo... sofre, chora, sorri na mesma hora, e, moldando as palavras - nos faz, também, sonhar, sorrir e sofrer.
Poesia e mulher são iguais em se tratando de dia. Todo dia e dia de poesia, e, é dia da mulher.
E se é dia de poesia, é também dia  da mulher e do homem, já que o masculino e o feminino coexistem todo o tempo. Existimos!
Já se faz tarde e não vens....
Não demores a vir - poesia, não demores a vir, os dias são longos e as noites eternas sem a tua presença em mim.
Neste dia, cumprimento a Poesia e o  Poeta, um não é dissociado do outro. O poeta com a sua poesia nos  traz alegria, reflexões, fantasias tímidas, realistas ou abstratas,  sonhos e até mesmo realidade,  de  forma bem peculiar, escrevendo  em forma de versos, rimas e até mesmo canções alegres ou tristes,nos fazem  refletir sobre a vida .

 *Delasnieve Daspet - advogada e ativista das causas da Paz, Sociais, Humanas, Ambientais e Culturais, Conselheira Estadual de Cultura,Embaixadora Universal da Paz, preside a Associação Internacional Poetas Del Mundo, e, é Poeta, essencialmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por nos visitar, por nos ler e por deixar um comentario.
Volte sempre!