segunda-feira, abril 29, 2013

FIP - FESTIVAL INTERNACIONAL DA PALAVRA EM MATO GROSSO DO SUL - REALIZAÇÃO DA POETA DELASNIEVE DASPET E PARCEIROS



A PALAVRA EM MATO GROSSO DO SUL

Realização: DELASNIEVE DASPET
FIP - FESTIVAL INTERNACIONAL DA PALAVRA
09.05.13 – ( QUINTA-FEIRA ) 10 horas 
INSTALAÇÃO DA ÁRVORE DA POESIA – pela poeta  Delasnieve Daspet – que ficará a disposição dos poetas  para exporem suas poesias. O evento acontecerá no PRAÇA DOS IMIGRANTES ( PRAÇA DO ARTESÃO ), com a participação do GRUPO DE TEATRO DO Vereador EDUARDO ROMERO - com a peça PAZ E POESIA -  na rua Rui Barbosa esquina com a Barão de Melgaço. A ÁRVORE FICARÁ A DISPOSIÇÃO DOS POETAS E LEITORES  ATE O DIA 21.05.13, pela entidade PROYECTO CULTURAL SUR EM MATO GROSSO DO SUL.
.
09.05.13 –  ( QUINTA-FEIRA )19,30-21,30  horas
 A PAZ NA FAMILIA – O trabalho enfocará a paz no seio familiar na ótica dos alunos da Escola Municipal Adail de Oliveira, à rua  Dona Carlota, 94, Vila Piratininga– envolvendo os alunos nos três turnos. A coordenação será da Profª Maria Rosa e contará com a  participação do Grupo Camalote de Folclore, sob a coordenação da Profª Marlei Sigrist.
.

.
11.05.13 – ( SABADO ) 09,00 às 12,00 horas
O TEATRO E A PAZ - Apresentação do Grupo de Teatro Imaginário MARACANGALHA -  APRESENTANDO A POESIA DE LOBIVAR MATOS - coordenação do Teatrólogo FERNANDO CRUZ – com participação do grupo e de poetas, com musica, dança e poesia no PRAÇA DOS IMIGRANTES ( PRAÇA DO ARTESÃO ), na rua Rui Barbosa esquina com a Barão de Melgaço
  .
11.05.13 – ( SABADO ) 14,00 às 17,00 horas
A PALAVRA NA PRAÇA – envolvendo todos os  escoteiros e lobinhos do Grupo Escoteiros Mário Dilson - literados pelos poetas DI FREITAS E LEIZE o evento acontecerá PRAÇA DOS IMIGRANTES, na rua Rui Barbosa esquina com a Barão de Melgaço e Sete de Setembro, em Campo Grande. Levem o lanche para o PIC-NIC e o TERERÉ – faremos um “sarau a céu aberto”. Pela entidade GRUPO DE ESCOTEIROS MÁRIO DILSON.
.
11.05.13 – ( SABADO )  19,30-21,30  horas
PLANTANDO A ÁRVORE DA PAZ -- envolvendo todos os alunos do Instituto Batista de Ensino Erilásio Nogueira, à rua Florianópolis, 765, Jardim Imá;  a coordenação é da poeta Maria Helena Sarti do Consulado da Associação Internacional Poetas Del Mundo do Bairro Taquarussu- Campo Grande;
.
13.05.13 – ( segunda ) das 9,00 às 11 horas
A MAÇONARIA E A PAZ – acontecerá no  anfiteatro da CEPEF - Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, na rua Antonio da  Silva Vendas, 115, Jardim Bela Vista, palestras a cargo da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, sob a coordenação do Presidente Nelson Vieira de Souza.
.
14.05.13 – ( terça ) das 14,30 as16,30 hs
CONTANDO HISTÓRIAS DE PAZ E DE SUPERAÇÃO  - trabalharemos com as crianças da AACC/MS - Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso do Sul - a coordenação será da escritora Ariadne Cantú - e o evento ocorrerá nas dependências da AACC/MS.
.
14.05.13 – ( terça ) das 19,30 as 21,30 hs
No  TEATRO ARACY BALABANIAN projeto “A PALAVRA DANÇADA” – coordenação do Coreógrafo ROBSON SIMÕES – Diretor de Eventos da Associação Internacional Poetas Del Mundo –( Com Grupo Embrujos de Espanã; Marcelo Fernandes e Malu Mestrinho, Robson Simões) pela Associação Internacional Poetas Del Mundo.
.
15.05.13 –  ( quarta ) pela manhã
A PAZ NAS RUAS – Poetando com Manoel de Barros – com o Grupo de Teatro CIA DAS ARTES – Varal de Poesias – sob a coordenação da Teatróloga Ramona Rodrigues e acontecerá na dos Imigrantes na rua Rui Barbosa esquina com a Barão de Melgaço e Sete de Setembro, em Campo Grande pela Cia das Artes.
.
16.05.13 – ( quinta ) 19,30-21,30  horas
 EDUCANDO PARA A PAZ NA ESCOLA  - envolvendo todos os alunos da escola pública estadual de Ensino Médio Marçal de Souza Tupa-Y – À rua Luiz de Vasconcelos, nº 200, Jardim Los Angeles sob a coordenação da Professora de literatura Mara da Silva dos Santos.
.
17.05.13 –  ( sexta ) 19,30-21,30 hs
A PAZ NA FÉ – envolvendo a  Academia Evangelica de Letras e Artes e seus membros e acontecerá no  Templo e Auditório Central da Igreja Presbiteriana do Bairro Amambaí - (IPBA) – à Rua Amando de Oliveira nº 319 - Bairro Amambaí. Coordenação de Venâncio Josiel dos Santos pela Academia Evangelica de  Letras e Artes de MS;
.
18.05.13 –   ( sábado ) -  das  9 as 18 hs
A PALAVRA NAS COMUNIDADES  - com a participação das Associação Sul-mato-grossense da Cultura Cigana, do Coletivo de Mulheres Negras, das Matrizes das Religiões Africanas e Cultura Indígena sob a coordenação da Cigana Vanesca  Duarte ( Luna ) e Ana José Lopes e acontecerá na  Praça dos Imigrantes com a  participação do grupo CPF Mar de Xaraés.
.
18.05.13 –( sábado ) noite – 19,30 as 21,30 hs
DANÇA E POESIA PELA PAZ – envolvendo a arte da dança e teatro – Grupo de Dança Isa Yasmin ( árabe e cigana ) – coordenação da Profª Isa Yasmin no Cultural do Chamamé – à rua Alfazema, 33, Chácara Cacheirapelo Grupo de Dança Isa Yasmin;
.
19.05.13 –  DOMINGO ( 20 horas ) –
A MÚSICA É PAZ! -Na séde do Centro Cultural do Chamamé – à rua Alfazema, 33, Chácara Cacheira, sob a coordenação do Presidente Orlando Rodrigues – pelo Centro Cultural do Chamamé;
.
20.05.13 – ( segunda ) 15 as 17 horas
A CONSTRUÇÃO DA PALAVRA – CEM ANOS DE VINICIUS DE MORAIS -  com os alunos do  Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, sob a coordenação da Profª Teresinha Ferreira Lima e acontecerá no  anfiteatro da CEPEF - Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, na rua Antonio da  Silva Vendas, 115, Jardim Bela Vista
.
21.05.13 – ( terça ) 19,30-21,30 hs
PAZ E POESIA / POESIA E PAZ  - sarau poético - com a participação de poetas,escritores, artistas plasticos, musicos, atores, atrizes   de Campo Grande MS - no Teatro Araci Balabanian - -coordenação dos poetas  Ismael Machado e Tiago Butarelli, com exposição de artes plásticas a cargo de JONIR FIGUEIREDO, pela entidade ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO
.
Este é um evento promovido pelo Proyeto Cultural Sur – a  partir de Montreal, no Canadá,  que se encontra na sétima edição em todas as partes do mundo.

É um projeto que caminha pelo mundo,  para todos, por isso me animou e anima,  e,  eu procurei  com meu entusiasmo, convencer outros artistas e escritores, porque é uma realização coletiva, para todos os que tenham algo a dizer, porque nada  é findo, tudo ainda está por fazer, então, como  representante  do Proyecto Culturar Sur,  em Mato Grosso do Sul, estamos reverberando e chamando a todos  para plantarmos poesia e colhermos a paz.

Este ano o tema me foi particularmente caro – duas vertentes com as quais sempre trabalho: PAZ E POESIA – calculei que poderíamos realizar um evento em Campo Grande com as entidades parceiras e fomos  buscá-l\as, e, a programação ficou rica, muito rica, muito além do que imaginávamos, sem apoio  governamental,  mas com total apoio dos artistas, de ONGs voltadas a arte e a cultura, dos fazedores de cultura e da comunidade. Todos estão carentes de eventos que possam participar e mostrar à população a riqueza de nossas artes e de nossa cultura.

Eu acredito nas coisas realizadas em conjunto. Acredito na luta pela paz no mundo, não "minha paz" mas paz para todos. O mundo precisa de paz porque “as ruínas são habitadas apenas pelos corvos” já dissera o poeta David Justice.

.
Delasnieve Daspet - é Poeta, Advogada e Ativista das Causas quase Perdidas ( Paz, Meio Ambiente, Social, Dirietos Humanos ) , ; Representante  em Mato Grosso do Sul do Proyecto Cultural SUR – Canadá; Preside a Associação Internacional Poetas del Mundo; Universal Peace Ambassador - Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - Suécia/França ; Presidente para o Brasil da Indian Intellectual Peace Academy; Delegada Cultural para o Brasil do Liceo Poético de Benirdon, Alicante, Espanha;  Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais; Membro da World Academy Arts and Culture Foundation - WAAC/WCF - Seul-Korea; Membro da Executiva do FESC/MS; Conselheira Estadual de Cultura/MS; .Membro da Comissão Regional da CNBB de Justiça e Paz/MS. Governadora para MS do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais. -  daspet@uol.com.br - 9911-1959 -   8135-334   - 9200-0573


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por nos visitar, por nos ler e por deixar um comentario.
Volte sempre!

Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget